Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.10/1118
Título: Implementação de um programa de colheita e transplante de córneas: a experiência do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.
Autor: Pedrosa, C
Gomes, A
Fernandes, A
Prieto, I
Palavras-chave: Transplante de córnea
Data: 2013
Editora: Centro Hospitalar de Lisboa Central
Citação: JORNADAS DO GABINETE COORDENADOR DE COLHEITA E TRANSPLANTAÇÃO DO HOSPITAL DE S.JOSÉ, 2, Lisboa, 24 e 25 de Outubro de 2013
Resumo: Introdução: A colheita e transplante de órgãos e tecidos constitui uma área de grande impacto na saúde. A colheita e transplante de córnea, em particular, permite a reabilitação visual, com melhoria significativa da qualidade de vida. Deste modo, é fundamental o desenvolvimento de medidas e iniciativas que, permitindo a execução destes programas, respondam às necessidades crescentes da população em tempo útil. Objectivos: Apresentar o percurso de 4 anos, desde o projecto inicial de colheita e transplante de córneas até à concretização do mesmo no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), salientando as dificuldades, condicionantes e evolução de todo o processo. Apresentamos também os actuais resultados do referido programa. Desenvolvimento: Em 2008 foi elaborado um projecto para a criação de uma Unidade de Colheita, Preservação e Transplante de córnea no HFF. Desde então foram desenvolvidas diversas adaptações ao projecto inicial que conduziram a que, em Abril de 2013, se desse início, de forma efectiva, à colheita e transplantação de córnea no nosso hospital. Foram envolvidos, neste processo, elementos representativos de diferentes áreas, cuja colaboração se revelou determinante para o sucesso do programa. Em 17 meses foram realizadas 62 colheitas de córnea de 32 dadores em coração parado. Foram enviadas para análise por microscopia especular no Centro Hospitalar Lisboa Central, de acordo com o Protocolo com o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação, 41 córneas, das quais 16 foram utilizadas para transplante no HFF. Conclusões: A elaboração ad initio e desenvolvimento de um programa de colheita e transplantação, no contexto da realidade portuguesa actual, exige determinação, persistência e cooperação interpessoal, de forma a ultrapassar todos os obstáculos interpostos. Deste modo, a adaptação do projecto idealizado às necessidades reais de funcionamento e organização hospitalar tem constituído um factor determinante de sucesso para a implementação deste programa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.10/1118
Aparece nas colecções:OFT - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Colheita e Transplante Córneas HFF.pdf669,2 kBAdobe PDFVer/Abrir
IMG_5257.MOV66,49 MBVideo QuicktimeVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.