Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.10/1931
Title: Satisfação dos pais em relação aos cuidados de enfermagem numa unidade de cuidados intensivos e especiais neonatais e pediátricos - aplicação da escala de apoio dos enfermeiros aos pais – versão portuguesa da Nurse Parent Support Tool, na UCIENP do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
Other Titles: Parental satisfaction with nursing care in a pediatric and neonatal intensive care unit - application of the portuguese version of the Nurse Parent Support Tool, in the UCIENP of Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Author: Sousa, M
Keywords: Satisfação do utente
Cuidados de enfermagem
Unidade de cuidados intensivos neonatais
Unidade de cuidados intensivos pediátricos
Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
Issue Date: 2016
Publisher: Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
Citation: Rev Clin Hosp Prof Dr Fernando Fonseca 2016; 4(1/2): 14-19
Abstract: A satisfação parental com os cuidados de enfermagem é um indicador de qualidade dos cuidados de enfermagem à criança e família, essencial à prestação de cuidados centrados na família. Compreendendo a importância da avaliação da satisfação parental e na ausência de um instrumento sensível ao contexto da unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos, identificámos a necessidade de um instrumento específico que avaliasse a perspectiva dos pais. Com o objectivo de avaliar a satisfação dos pais com os cuidados de enfermagem, aplicou-se a Escala de Apoio dos Enfermeiros aos Pais, adaptada do intrumento Nurse Parent Support Tool (NPST) por Valadão em 2012, entregue aos pais de todas as crianças internadas na Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais e Pediátricos (UCIENP), do Hospital Professor Doutor Fernando, no período de um ano entre 2014 e 2015. Os enfermeiros entregaram o instrumento ao cuidador de referência da criança antes da alta, após 72 horas de internamento, que de livre vontade, consentisse em preenchê-lo. Foram devolvidos 101 instrumentos preenchidos válidos que constituem a amostra em estudo. A avaliação global de apoio apresentou uma média de 4.52 (1 a 5), revelando que os pais se sentiram na maioria das vezes e quase sempre apoiados pelos enfermeiros. Encontram-se satisfeitos com a qualidade dos cuidados físicos e psicossociais prestados aos seus filhos sendo o item melhor pontuado “Cuidou bem do meu filho”. A informação / comunicação continua a ser a área em que os pais se sentem menos apoiados, embora seja uma necessidade prioritária, obtendo-se pontuações mais baixas nos itens “Inclui-me nas decisões tomadas sobre os cuidados” e “Incentivou-me a fazer perguntas sobre o meu filho(a).” A compreensão da perspectiva dos pais, através da aplicação deste instrumento, permite identificar como áreas de melhoria na prática dos cuidados na UCIENP a informação e comunicação com as famílias e a inclusão dos pais nas decisões relativas cuidados. Embora a satisfação dos pais com os cuidados seja elevada, é necessário identificar estratégias a implementar na prática dos cuidados e na formação contínua dos enfermeiros que envolvam os pais na tomada de decisão e os torne verdadeiros parceiros nos cuidados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.10/1931
ISSN: 2182-8504
Appears in Collections:PED - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
04 - Satisfação dos pais.pdf192,27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.