Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
352.33 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As evidências científicas sugerem que o bullying é um fenómeno cada vez mais frequente no contexto escolar, ao qual está
inerente um vasto número de consequências para a saúde, pelo que, a sua prevenção deve constituir uma área prioritária.
Com o objetivo de identificar os fatores implicados no fenómeno do bullying em contexto escolar, efetuou-se uma revisão da
literatura de forma sistematizada na Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com as seguintes palavras-chave: “bullying/
bullying school context”, considerando os seguintes critérios de inclusão: participantes (estudantes do 2º e 3º ciclo);
variáveis em estudo (fatores implicados no fenómeno do bullying), sem restrições relativas ao desenho dos estudos. Foram
identificados 351 artigos, dos quais não foi possível aceder a 132. Considerando os critérios de inclusão, foram eliminados
203 artigos, os restantes 16 foram analisados. Da análise dos resultados dos estudos que integram esta revisão da literatura,
emergem quatro tipologias de fatores, os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, os fatores relacionados
com as variáveis pessoais, os relativos à dimensão familiar e ainda os relacionados com as variáveis escolares. Em função
destas tipologias, identificaram-se diversos fatores protetores e fatores de risco implicados no fenómeno de bullying.
Description
Keywords
Bullying Adolescente
Citation
Rev Enf Referencia. 2011 Dez Série 3(5)153-162
Publisher
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra