Publication
Empatia na relação médico-doente: evolução em alunos do primeiro ano de Medicina e contribuição para a validação da escala Jefferson em Portugal
| dc.contributor.author | Loureiro, J | |
| dc.contributor.author | Gonçalves-Pereira, M | |
| dc.contributor.author | Trancas, B | |
| dc.contributor.author | Caldas-de-Almeida, J | |
| dc.contributor.author | Castro-Caldas, A | |
| dc.date.accessioned | 2012-08-10T10:21:06Z | |
| dc.date.available | 2012-08-10T10:21:06Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Introdução e Objectivos: A empatia é um elemento fundamental da relação médico-doente, havendo evidência da sua associação a melhores resultados clínicos. Contudo, alguns estudos têm sugerido uma diminuição dos níveis de empatia, no decurso da formação pré-graduada em Medicina ou da prática clínica continuada. Neste estudo pretendemos analisar, em alunos do primeiro ano de um curso de Medicina, a evolução das atitudes face à empatia ao longo de um semestre lectivo (correspondendo à frequência de Psicologia Médica, cujo programa aborda a empatia em Medicina mediante ensino de conteúdos e treino elementar de competências). Pretendemos, igualmente, explorar as relações entre atitudes face à empatia, motivações para o curso, expectativas profissionais e dados demográficos dos participantes. Finalmente, visámos contribuir para a validação em Portugal da versão para estudantes da Jefferson Scale of Physician Empathy (JSPE-S). Este questionário de auto-preenchimento baseia-se na definição de empatia de Hojat, como conceito predominantemente cognitivo. Métodos: Seleccionámos uma amostra de 81 estudantes recém-admitidos num curso de Medicina, em Lisboa. No início do semestre, aplicámos um questionário de avaliação de motivações para estudar Medicina, adaptado de Vaglum e colaboradores. Ainda nesse momento inicial, usámos uma tradução portuguesa da JSPE-S, tendo esta medida sido novamente administrada no final do semestre. Resultados: Verificámos uma evolução positiva da pontuação total da JSPE-S (p=0.001). Na exploração transversal, evidenciámos uma associação inversa entre o índice motivacional interesse pelo status/segurança e a pontuação JSPE-S colocar-se na pele do doente, bem como uma associação directa entre o índice motivacional interesse pelas pessoas e a pontuação JSPE-S cuidar com humanidade. As propriedades psicométricas da JSPE-S e do questionário de motivações foram aceitáveis nesta amostra portuguesa. Discussão: No conjunto, os nossos resultados apoiam a ideia de que é possível ensinar atitudes face à empatia. Contribuem, ainda, para a validação, em Portugal, destas versões da JSPE-S e do questionário de motivações para Medicina. As associações encontradas nesta amostra entre diferentes motivações para Medicina e alguns componentes do constructo empatia, embora de magnitude baixa, merecem exploração adicional. | por |
| dc.identifier.citation | Acta Med Port. 2011 Dec; 24 Suppl 2:431-42 | por |
| dc.identifier.issn | 1646–0758 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.10/643 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Ordem dos Médicos | por |
| dc.subject | Relações médico-doente | por |
| dc.subject | Empatia | por |
| dc.subject | Psicometria | por |
| dc.subject | Questionários | por |
| dc.subject | Portugal | por |
| dc.title | Empatia na relação médico-doente: evolução em alunos do primeiro ano de Medicina e contribuição para a validação da escala Jefferson em Portugal | por |
| dc.title.alternative | Empathy in the doctor-patient relationship as viewed by first-year medical students: data on validity and sensibility to change of the Jefferson Measure in Portugal | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 442 | por |
| oaire.citation.startPage | 431 | por |
| oaire.citation.title | Acta Médica Portuguesa | por |
| oaire.citation.volume | 24 | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
