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Abstract(s)
A profissão de Enfermagem está em constante atualização devido às necessidades de
cuidados em saúde, cujas respostas se constroem com recurso à investigação e à evidência
científica que são essenciais para a prestação de cuidados. A aquisição de competências
técnico-científicas especializadas para prestar os melhores cuidados às exigências da
população, torna-se imprescindível. Ser enfermeiro é muito mais do que saber-fazer. Para
se ser um profissional de excelência é preciso saber-ser, saber-saber e saber-fazer. O
paradigma da enfermagem tem sofrido várias alterações e, por isso, torna-se fundamental
o investimento numa formação especializada para assim se prestarem os melhores
cuidados, baseados na evidência científica mais atualizada.
O presente relatório de estágio encontra-se inserido no Curso de Mestrado em
Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da
Universidade Católica Portuguesa. Irá demonstrar de forma crítica e reflexiva o percurso
de aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em
Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica,
resultante das atividades realizadas nos estágios em contexto de Unidade de Cuidados
Intensivos e Serviço de Urgência Geral.
Ao longo do relatório, é desenvolvida uma temática, nomeadamente a aplicação da
Escala de NEWS2, que se tornou fundamental para delinear os meus objetivos de estágio
e desenvolver as competências de mestre e especialista. Foi realizada uma scoping review,
onde foi mapeada a evidência científica mais recente, avaliada a extensão e a natureza da
literatura sobre as vantagens da aplicação da escala de NEWS2 em doentes agudos, em
contexto de internamento.
Enaltece-se a importância da avaliação do enfermeiro perante um doente crítico ou
em vias de deterioração do seu estado clínico, bem como a importância da aplicação da
escala para uniformização da linguagem e correta e rápida sinalização do doente crítico
para os meios diferenciados, em contexto hospitalar.
