Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1019.21 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As Síndromes Coronárias Agudas (SCA) são responsáveis por elevadas taxas
de mortalidade em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, “as doenças
cardiovasculares (…) são a principal causa de mortalidade em Portugal, tal
como se verifica em muitos países ocidentais, sendo considerada, no entanto,
das mais elevadas da Europa e do Mundo” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006, p.
2). As intervenções de enfermagem na fase aguda das SCA são fulcrais e
consistem na atenção dirigida à proteção e promoção da vida com base nas
suas competências específicas, alívio da dor e desenvolvimento de uma
relação terapêutica que passa pela consciencialização da necessidade de
alterações dos hábitos não saudáveis de vida entre as pessoas internadas.
Estas intervenções devem iniciar-se precocemente através de um processo de
identificação e reconhecimento da necessidade de alterações
comportamentais, educação para a saúde e planeamento do regime
terapêutico, favorecendo a adesão a programas de reabilitação cardíaca.
Verificamos que muitas das admissões no serviço de cardiologia, por SCA, são
reinternamentos, sugerindo que a vigilância à saúde pode não ser a mais
adequada. Neste trabalho pretende-se a partilha da experiência de educação
para a saúde à pessoa com SCA no serviço de cardiologia de um hospital da
região metropolitana de Lisboa.
O serviço de cardiologia do HFF tem desenvolvido desde o ano 2000 um
programa de educação para a saúde nas pessoas com SCA com extensão às
suas famílias. Consistia, inicialmente, numa intervenção iniciada à cabeceira do
doente como processo natural de educação para a saúde e, por ocasião da
passagem pela enfermaria, com a apresentação de uma sessão em
PowerPoint e disponibilização de um manual em formato papel. Ao longo dos
anos o programa vem sofrendo modificações para melhor adequação às
necessidades de educação para a saúde do indivíduo. Refletimos acerca da
pertinência destas intervenções, o seu impacto sobre a saúde das pessoas e a relevância em termos de alteração de hábitos não saudáveis de vida entre os
doentes internados.
Neste processo de reformulação do programa, analisamos os processos
hospitalares dos doentes submetidos às sessões de educação para a saúde
num intervalo de 6 meses (janeiro a junho de 2014) e efetuamos entrevistas
telefónicas a esta população um ano após a data do internamento.
Dos dados analisados percebemos que uma parcela significativa destas
pessoas não se lembrava da sessão de educação para a saúde. Por outro
lado, das que se recordavam, revelaram o relevante impacto da educação para
a saúde na alteração de hábitos não saudáveis de vida. A análise dos dados
permitiu a reorganização das sessões de educação para a saúde desde o seu
conteúdo até à metodologia.
Ainda muitos passos devem ser dados no aperfeiçoamento deste projecto.
Pretendemos elaborar um protocolo que permita uniformizar a prática de
educação para a saúde e introduzir instrumentos de avaliação em cada etapa
do mesmo.
BIBLIOGRAFIA
Cossette, S., D´Aoust, L.-X., Morin, M., Heppell, S., & Frasure-Smith, N. (2009).
The Systematic Development of a Nursing Intervention Aimed at Increasing
Enrollment in Cardiac Rehabilitation for Acute Coronary Syndrome Patients.
Progress in Cardiovascular Nursing, 24, pp. 71-79.
Fernandez, R., Davidson, P., Griffiths, R., Juergens, C., & Salamonson, Y.
(2007). What do we know about the long term medication adherence in patients
following percutaneous coronary intervention? Australian Journal of Advanced
Nursing, 25 (2), pp. 53-61.
Ministério da Saúde. (2006). Programa Nacional de Prevenção e Controlo das
Doenças Cardiovasculares. Lisboa.
Mota, T. G., Clara, J. G., Gonçalves, J. V., Rocha, A. P., Neves, A. P., &
Santos, T. M. (2003). Passaporte para a Vida. Coimbra: Grupo de Estudos de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção da Sociedade Portuguesa de
Cardiologia.
Ordem dos Enfermeiros. (2003). Competências do enfermeiro de cuidados
gerais. Lisboa.
Santos, L. S., & Henriques, E. (2012). Gestão do regime terapêutico no pós-
EAM: desenvolvimento de um protocolo de intervenção de enfermagem em
follow-up. Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem
de Lisboa, Lisboa.
Thelan, L. A., Davie, J. K., Urden, L. D., & Lough, M. E. (1996). Enfermagem
em Cuidados Intensivos ̶ Diagnóstico e Intervenção. Lisboa: Lusodidacta.
Urden, L. D., Stacy, K. M., & Lough, M. E. (2008). Thelan´s Enfermagem de
Cuidados Intensivos ̶ Diagnóstico e Intervenção. Loures: Lusodidacta.
Description
Keywords
Síndrome coronária aguda Cuidados de enfermagem Educação para a saúde Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E. Enfermagem de cardiologia
Citation
WORKSHOP DE ENFERMAGEM DE CARDIOLOGIA , 1, Amadora, 13 de Maio de 2016
Publisher
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E.P.E.