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Consumo de Psicoestimulantes no Meio Universitário – Aspetos Clínicos e Bioéticos

dc.contributor.authorPereira, S
dc.contributor.authorCosta, A
dc.date.accessioned2017-05-29T14:46:56Z
dc.date.available2017-05-29T14:46:56Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIntrodução: O consumo não-médico de psicoestimulantes tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, verificando-se tal fenómeno também no meio académico. Objetivos: Neste artigo pretende-se analisar o padrão de consumo de psicoestimulantes na população universitária, bem como discutir questões clínicas e éticas associadas a esta problemática. Métodos: Para tal foi feito recurso ao que tem sido descrito na literatura sobre o tema. Resultados: Verificou-se que existe uma prevalência significativa de consumo não-médico de psicoestimulantes pelos universitários, sendo a principal fonte de obtenção os colegas, e que este é justificado, na maioria dos casos, pelo desejo de potenciar capacidades cognitivas. Este consumo associa-se a outros consumos recreativos, bem como a maiores níveis de stresse. Apesar da globalização deste fenómeno, não existe evidência conclusiva relativamente aos efeitos cognitivos dos psicoestimulantes, sendo que a maioria dos autores defende que existirá apenas um efeito cognitivo moderado e limitado a capacidades específicas, como a melhoria da memória de trabalho. O efeito motivacional associado ao consumo parece contribuir significativamente para a experiência do utilizador. Conclusões: Este consumo, intimamente relacionado com o fenómeno do neuroenhancement, levanta importantes problemas clínicos e éticos, destacando-se o risco de efeitos adversos, a necessidade de pensar o papel do médico neste fenómeno, e as questões relacionadas com a autonomia individual, o risco de coerção e de injustiça. O consumo não-médico de psicoestimulantes no meio académico é já uma realidade, pelo que se torna essencial estudá-la e compreendê-la, de forma a determinar os pontos mais fraturantes e propor soluções, numa tentativa de uniformizar normas de atuação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPsilogos. 2016; 14(1): 24-37pt_PT
dc.identifier.issn2182-3146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.10/1857
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.Ept_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/psilogos/article/view/8883/8953pt_PT
dc.subjectComportamento aditivopt_PT
dc.subjectAbuso de substânciaspt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleConsumo de Psicoestimulantes no Meio Universitário – Aspetos Clínicos e Bioéticospt_PT
dc.title.alternativeConsumption of Psychostimulants in Academic Environment – Clinical and Ethical Issuespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titlePsilogos: Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonsecapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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