Browsing by Author "Silvestre, A"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Dimensões psicopatológicas e comportamentais na infecção VIHPublication . Margalho, R; Velez, J; Oliveira, J; Cunha, S; Silvestre, AA infecção pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida (VIH) tem sido objecto de estudo de diferentes ciências, uma vez que articula realidades biológicas, clínicas e sociais. Desde os tempos do seu aparecimento até à actualidade os avanços no tratamento da infecção VIH têm sido notórios e fascinantes. A terapêutica anti-retrovírica promove uma melhoria na qualidade de vida dos doentes, e aumenta a esperança de vida mas tem associadas dificuldades no plano comportamental, ou seja, na adesão ao tratamento. O objectivo do estudo foi avaliar a influência de determinantes psicopatológicos e comportamentais em doentes seropositivos. Assim, verificámos que o padrão comportamental de risco, em ambos os sexos, é o sexual. Os homens são mais cumpridores que as mulheres em relação ao tratamento, mas são também quem apresenta índices elevados na dimensão hostilidade. Efectivamente, na infecção VIH a percepção de controlo sobre a doença é frustre contribuindo para uma adaptação pautada por sentimentos de incapacidade. Ainda salientamos a vulnerabilidade no feminino, uma vez que as mulheres apresentaram um padrão comportamental de risco significativo
- Modelo de intervenção em saúde pré-escolarPublication . Almeida, I; Corte, A; Rato, C; Silvestre, A; Grande, M; Gil, G; Martins, COs autores desenvolvem neste trabalho um modelo de intervenção em saúde escolar, reforçando a vantagem da realização dum exame global de saúde no final da idade préescolar. Foi feito um levantamento dos objectivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar, dos objectivos da Educação para a Saúde Pré-Escolar e reflectiram sobre a intervenção adequada e articulada em crianças com necessidades educativas especiais, não só no que concerne a necessidades específicas resultantes do tipo e grau de deficiência, mas também na prevenção de outra problemática emergente. Um desenvolvimento harmonioso apela à precocidade da intervenção educativa e à necessidade de se realizar acções de educação para a saúde no jardim de infância.