•Psilogos : Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
Permanent URI for this community
Browse
Browsing •Psilogos : Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E. by Subject "Adolescente"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Recusa escolar em adolescentes: caracterização e situação 27 a 60 meses após a admissão em hospital de diaPublication . Leal, D; Marques, J; Vaz, P; Pereira, S; Matos, AIntrodução: A recusa escolar, definida como ausência escolar por causas emocionais, é o motivo de encaminhamento mais frequente para o Hospital de Dia de Adolescentes da Clí- nica da Juventude. Objectivos: Este estudo pretendeu caracteri- zar os jovens admitidos por recusa escolar e avaliar a sua situação 27 a 60 meses após a sua admissão no Hospital de Dia da Clínica da Juventude. Métodos: Consulta dos processos clínicos de todos os doentes admitidos entre 01 de Janei- ro de 2010 e 31 de Julho de 2012, de modo a avaliar as variáveis: motivo de admissão, sexo, idade, retenções escolares prévias, diag- nóstico, presença de psicopatologia parental, duração do seguimento e número de sessões efectivadas. Foi, ainda, realizado um ques- tionário por via telefónica a todos os doentes que tinham sido admitidos por recusa esco- lar, 27 a 60 meses após a admissão, de modo a apurar a situação escolar/laboral actual, manutenção de seguimento psiquiátrico e sintomatologia emocional e comportamen- tal actual.
- Risco suicidário em jovens: avaliação e intervenção em crisePublication . Pereira, CAs tentativas de suicídio e os comportamentos suicidários representam um problema complexo, com elevada prevalência na adolescência. Estas situações de crise podem ser abordadas em diversos contextos da actividade da Psiquiatria da Infância e da Adolescência, seja no serviço de urgência, na actividade de ligação, ou na consulta de ambulatório. A intervenção na crise suicidária requer o envolvimento tanto do jovem como da família e representa um momento determinante na avaliação clínica e na adesão ao processo terapêutico. No presente artigo é realizada uma revisão sobre os comportamentos suicidários na infância e na adolescência, focando-se sobre a caracterização dos mesmos e das especificidades ligadas à fase de desenvolvimento, factores de risco e protecção e orientações na avaliação e abordagem terapêutica da crise suicidária em jovens