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Introdução: A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica crónica cujo tratamento, farmacológico ou psicoterapêutico, é ineficaz numa
percentagem significativa de casos, exigindo
uma melhor compreensão da perturbação.
Estudos realizados nestes doentes sugerem
a existência de disfunção nos sistemas cerebrais responsáveis pela aprendizagem de
novas acções, nomeadamente em circuitos
cortico-estriados. No entanto, não há consenso sobre a forma como tal disfunção poderá estar relacionada com a sintomatologia
obsessivo-compulsiva, nem sobre o potencial
terapêutico de neuromodulação das áreas cerebrais envolvidas.
Objectivos: Rever os achados neuroimagiológicos e comportamentais relacionados com
a aprendizagem de acções na POC bem como
a sua eventual relevância terapêutica.
Métodos: Revisão não-sistemática da literatura, utilizando as palavras-chave “obsessive-compulsive disorder”, “neuroimaging”,
“corticostriatothalamic dysfunction model”,
“instrumental learning”, “reinforcement learning”, “deep brain stimulation” e “transcranial magnetic stimulation”.
Resultados: Em tarefas de aprendizagem
pelo reforço, os doentes com POC apresentam dificuldade em desenvolver comportamentos intencionais ou baseados num
modelo da tarefa, observando-se predominantemente comportamentos habituais. Por
outro lado, os achados neuroimagiológicos
mais consistentes na POC são a diminuição de volume e hiperactividade do córtex
orbitofrontal (COF), assim como a hiperactividade do núcleo caudado, sendo que qualquer uma destas áreas tem envolvimento conhecido na aprendizagem pelo reforço. Na
verdade, estudos em roedores permitiram demonstrar que o COF, em particular o COF
lateral, desempenha um papel crucial no
controlo da transição entre comportamentos habituais e comportamentos intencionais, sugerindo que este possa ser um défice
nuclear na POC.
Conclusões: Apesar de todo o progresso nesta
área, são necessárias novas tarefas de aprendizagem pelo reforço para caracterizar melhor o
funcionamento do COF em doentes com POC,
e para explorar os efeitos comportamentais da
neuromodulação dessa região cerebral, com
eventual potencial terapêutico.
Description
Baseado num trabalho apresentado oralmente no 7º Simpósio do Serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, que teve lugar a 10 e 11 de Março de 2017.
Keywords
Perturbação obsessivo-compulsiva Aprendizagem
Citation
Psilogos. 2017; 15(1): 61-75
Publisher
Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.