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Mecanismos Cerebrais de Aprendizagem pelo Reforço na Perturbação Obsessivo-Compulsiva
dc.contributor.author | Castro-Rodrigues, P | |
dc.contributor.author | Barahona-Corrêa, B | |
dc.contributor.author | Oliveira-Maia, A | |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T16:05:04Z | |
dc.date.available | 2019-03-14T16:05:04Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Baseado num trabalho apresentado oralmente no 7º Simpósio do Serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, que teve lugar a 10 e 11 de Março de 2017. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introdução: A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica crónica cujo tratamento, farmacológico ou psicoterapêutico, é ineficaz numa percentagem significativa de casos, exigindo uma melhor compreensão da perturbação. Estudos realizados nestes doentes sugerem a existência de disfunção nos sistemas cerebrais responsáveis pela aprendizagem de novas acções, nomeadamente em circuitos cortico-estriados. No entanto, não há consenso sobre a forma como tal disfunção poderá estar relacionada com a sintomatologia obsessivo-compulsiva, nem sobre o potencial terapêutico de neuromodulação das áreas cerebrais envolvidas. Objectivos: Rever os achados neuroimagiológicos e comportamentais relacionados com a aprendizagem de acções na POC bem como a sua eventual relevância terapêutica. Métodos: Revisão não-sistemática da literatura, utilizando as palavras-chave “obsessive-compulsive disorder”, “neuroimaging”, “corticostriatothalamic dysfunction model”, “instrumental learning”, “reinforcement learning”, “deep brain stimulation” e “transcranial magnetic stimulation”. Resultados: Em tarefas de aprendizagem pelo reforço, os doentes com POC apresentam dificuldade em desenvolver comportamentos intencionais ou baseados num modelo da tarefa, observando-se predominantemente comportamentos habituais. Por outro lado, os achados neuroimagiológicos mais consistentes na POC são a diminuição de volume e hiperactividade do córtex orbitofrontal (COF), assim como a hiperactividade do núcleo caudado, sendo que qualquer uma destas áreas tem envolvimento conhecido na aprendizagem pelo reforço. Na verdade, estudos em roedores permitiram demonstrar que o COF, em particular o COF lateral, desempenha um papel crucial no controlo da transição entre comportamentos habituais e comportamentos intencionais, sugerindo que este possa ser um défice nuclear na POC. Conclusões: Apesar de todo o progresso nesta área, são necessárias novas tarefas de aprendizagem pelo reforço para caracterizar melhor o funcionamento do COF em doentes com POC, e para explorar os efeitos comportamentais da neuromodulação dessa região cerebral, com eventual potencial terapêutico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Psilogos. 2017; 15(1): 61-75 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-3146 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.10/2169 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E. | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | file://u_share/users/arminda.m.sustelo/Downloads/14740-Manuscrito%20Original-45833-1-10-20180701.pdf | pt_PT |
dc.subject | Perturbação obsessivo-compulsiva | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Mecanismos Cerebrais de Aprendizagem pelo Reforço na Perturbação Obsessivo-Compulsiva | pt_PT |
dc.title.alternative | Brain Mechanisms of Reinforcement Learning in Obsessive Compulsive Disorder | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 75 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psilogos: Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca | pt_PT |
oaire.citation.volume | 15 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |