Repository logo
 
Publication

Mecanismos Cerebrais de Aprendizagem pelo Reforço na Perturbação Obsessivo-Compulsiva

dc.contributor.authorCastro-Rodrigues, P
dc.contributor.authorBarahona-Corrêa, B
dc.contributor.authorOliveira-Maia, A
dc.date.accessioned2019-03-14T16:05:04Z
dc.date.available2019-03-14T16:05:04Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionBaseado num trabalho apresentado oralmente no 7º Simpósio do Serviço de Psiquiatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca EPE, que teve lugar a 10 e 11 de Março de 2017.pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica crónica cujo tratamento, farmacológico ou psicoterapêutico, é ineficaz numa percentagem significativa de casos, exigindo uma melhor compreensão da perturbação. Estudos realizados nestes doentes sugerem a existência de disfunção nos sistemas cerebrais responsáveis pela aprendizagem de novas acções, nomeadamente em circuitos cortico-estriados. No entanto, não há consenso sobre a forma como tal disfunção poderá estar relacionada com a sintomatologia obsessivo-compulsiva, nem sobre o potencial terapêutico de neuromodulação das áreas cerebrais envolvidas. Objectivos: Rever os achados neuroimagiológicos e comportamentais relacionados com a aprendizagem de acções na POC bem como a sua eventual relevância terapêutica. Métodos: Revisão não-sistemática da literatura, utilizando as palavras-chave “obsessive-compulsive disorder”, “neuroimaging”, “corticostriatothalamic dysfunction model”, “instrumental learning”, “reinforcement learning”, “deep brain stimulation” e “transcranial magnetic stimulation”. Resultados: Em tarefas de aprendizagem pelo reforço, os doentes com POC apresentam dificuldade em desenvolver comportamentos intencionais ou baseados num modelo da tarefa, observando-se predominantemente comportamentos habituais. Por outro lado, os achados neuroimagiológicos mais consistentes na POC são a diminuição de volume e hiperactividade do córtex orbitofrontal (COF), assim como a hiperactividade do núcleo caudado, sendo que qualquer uma destas áreas tem envolvimento conhecido na aprendizagem pelo reforço. Na verdade, estudos em roedores permitiram demonstrar que o COF, em particular o COF lateral, desempenha um papel crucial no controlo da transição entre comportamentos habituais e comportamentos intencionais, sugerindo que este possa ser um défice nuclear na POC. Conclusões: Apesar de todo o progresso nesta área, são necessárias novas tarefas de aprendizagem pelo reforço para caracterizar melhor o funcionamento do COF em doentes com POC, e para explorar os efeitos comportamentais da neuromodulação dessa região cerebral, com eventual potencial terapêutico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPsilogos. 2017; 15(1): 61-75pt_PT
dc.identifier.issn2182-3146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.10/2169
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.pt_PT
dc.relation.publisherversionfile://u_share/users/arminda.m.sustelo/Downloads/14740-Manuscrito%20Original-45833-1-10-20180701.pdfpt_PT
dc.subjectPerturbação obsessivo-compulsivapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleMecanismos Cerebrais de Aprendizagem pelo Reforço na Perturbação Obsessivo-Compulsivapt_PT
dc.title.alternativeBrain Mechanisms of Reinforcement Learning in Obsessive Compulsive Disorderpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.endPage75pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titlePsilogos: Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonsecapt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
a6.pdf
Size:
560.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: