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Abstract(s)
A enfermagem encontra-se enquadrada numa sociedade em constante mudança e desenvolvimento obrigando a uma permanente actualização de conhecimentos e saberes pelos profissionais, como forma de dar resposta Ă s novas exigĂȘncias da profissĂŁo, produzindo as suas prĂłprias competĂȘncias.
ApĂłs revisĂŁo bibliogrĂĄfica, surgiu a questĂŁo que introduziu o seguinte trabalho: como serĂĄ que os enfermeiros percepcionam o desenvolvimento de competĂȘncias ao longo da vida profissional? Numa ĂĄrea altamente especializada como a Cardiologia, deveria esta passar por uma formação acadĂ©mica especĂfica? Definiu-se assim como objecto de estudo: a percepção dos enfermeiros sobre o desenvolvimento de competĂȘncias profissionais - atravĂ©s dos contextos da prĂĄtica ou da necessidade de uma formação acadĂ©mica especĂfica.
Optou-se pelo mĂ©todo qualitativo e definiram-se dois grupos especĂficos: por um lado enfermeiros no nĂvel iniciado-avaçado, ou seja, que jĂĄ passaram pela fase inicial do processo de integração e que aos poucos jĂĄ foram adquirindo determinadas experiĂȘncias especĂficas (Benner, 2005); por outro, um grupo considerado por Benner de perito, neste caso, com vasta experiĂȘncia em Cardiologia. Definiu-se como instrumento de recolha de dados a entrevista semi-directiva tendo sido efectuadas 12 entrevistas (6 enfermeiros de cada grupo em algumas Unidades de Cuidados Intensivos CardĂacos de Lisboa e arredores).
Responsabilidade, autonomia, articulação entre as componentes cientĂfica e humana do cuidar, saber fazer, saber estar, foram alguns dos significados atribuĂdos ao enfermeiro competente. Quando questionados sobre a aquisição de factores intervenientes no desenvolvimento de competĂȘncias, a resposta Ă© unĂąnime: os conhecimentos adquiridos na escola sĂŁo muito importantes, mas a prĂĄtica, a experiĂȘncia do dia-a-dia e a reflexĂŁo que daĂ advĂȘm sĂŁo factores cruciais no seu desenvolvimento. A partilha com os pares, a transmissĂŁo de saberes, a vontade do profissional, a sua formação contĂnua e os prĂłprios contextos de trabalho sĂŁo alguns dos factores preponderantes.
No que respeita Ă necessidade de formação acadĂ©mica especĂfica em Cardiologia, alguns consideram que esta seria uma mais-valia para a prĂĄtica e desenvolvimento de competĂȘncias profissionais. No entanto, quando questionados se esta seria um factor determinante, a grande maioria dos enfermeiros responde que nĂŁo. A experiĂȘncia diĂĄria, a formação contĂnua e acima de tudo a vontade e o desejo do prĂłprio enfermeiro encontram-se entre os factores determinantes para o desenvolvimento de competĂȘncias profissionais, na Cardiologia.
Description
Keywords
Enfermagem Educação contĂnua CompetĂȘncia profissional Cardiologia
Citation
CONGRESSO PORTUGUĂS DE CARDIOLOGIA, 27, Vilamoura, 22 a 26 de Abril de 2006
Publisher
Sociedade Portuguesa de Cardiologia