Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de competĂȘncias ao longo da vida profissional

dc.contributor.authorFernandes, P
dc.date.accessioned2012-06-01T13:54:25Z
dc.date.available2012-06-01T13:54:25Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA enfermagem encontra-se enquadrada numa sociedade em constante mudança e desenvolvimento obrigando a uma permanente actualização de conhecimentos e saberes pelos profissionais, como forma de dar resposta Ă s novas exigĂȘncias da profissĂŁo, produzindo as suas prĂłprias competĂȘncias. ApĂłs revisĂŁo bibliogrĂĄfica, surgiu a questĂŁo que introduziu o seguinte trabalho: como serĂĄ que os enfermeiros percepcionam o desenvolvimento de competĂȘncias ao longo da vida profissional? Numa ĂĄrea altamente especializada como a Cardiologia, deveria esta passar por uma formação acadĂ©mica especĂ­fica? Definiu-se assim como objecto de estudo: a percepção dos enfermeiros sobre o desenvolvimento de competĂȘncias profissionais - atravĂ©s dos contextos da prĂĄtica ou da necessidade de uma formação acadĂ©mica especĂ­fica. Optou-se pelo mĂ©todo qualitativo e definiram-se dois grupos especĂ­ficos: por um lado enfermeiros no nĂ­vel iniciado-avaçado, ou seja, que jĂĄ passaram pela fase inicial do processo de integração e que aos poucos jĂĄ foram adquirindo determinadas experiĂȘncias especĂ­ficas (Benner, 2005); por outro, um grupo considerado por Benner de perito, neste caso, com vasta experiĂȘncia em Cardiologia. Definiu-se como instrumento de recolha de dados a entrevista semi-directiva tendo sido efectuadas 12 entrevistas (6 enfermeiros de cada grupo em algumas Unidades de Cuidados Intensivos CardĂ­acos de Lisboa e arredores). Responsabilidade, autonomia, articulação entre as componentes cientĂ­fica e humana do cuidar, saber fazer, saber estar, foram alguns dos significados atribuĂ­dos ao enfermeiro competente. Quando questionados sobre a aquisição de factores intervenientes no desenvolvimento de competĂȘncias, a resposta Ă© unĂąnime: os conhecimentos adquiridos na escola sĂŁo muito importantes, mas a prĂĄtica, a experiĂȘncia do dia-a-dia e a reflexĂŁo que daĂ­ advĂȘm sĂŁo factores cruciais no seu desenvolvimento. A partilha com os pares, a transmissĂŁo de saberes, a vontade do profissional, a sua formação contĂ­nua e os prĂłprios contextos de trabalho sĂŁo alguns dos factores preponderantes. No que respeita Ă  necessidade de formação acadĂ©mica especĂ­fica em Cardiologia, alguns consideram que esta seria uma mais-valia para a prĂĄtica e desenvolvimento de competĂȘncias profissionais. No entanto, quando questionados se esta seria um factor determinante, a grande maioria dos enfermeiros responde que nĂŁo. A experiĂȘncia diĂĄria, a formação contĂ­nua e acima de tudo a vontade e o desejo do prĂłprio enfermeiro encontram-se entre os factores determinantes para o desenvolvimento de competĂȘncias profissionais, na Cardiologia.por
dc.identifier.citationCONGRESSO PORTUGUÊS DE CARDIOLOGIA, 27, Vilamoura, 22 a 26 de Abril de 2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.10/610
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Cardiologiapor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação contínuapor
dc.subjectCompetĂȘncia profissionalpor
dc.subjectCardiologiapor
dc.titleDesenvolvimento de competĂȘncias ao longo da vida profissionalpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVilamourapor
oaire.citation.titleCongresso PortuguĂȘs de Cardiologiapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Desenvolvimento de competencias profissionais - perspectiva dos enf .pdf
Size:
952.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: