Otorrinolaringologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Otorrinolaringologia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Osteopetrose: a propósito de um caso clínicoPublication . Freire, F; Alves, G; Leandro, J; Biscoito, L; Veiga, GO termo osteopetrose envolve um conjunto relativamente heterogéneo de variantes, todas elas raras, que apresentam como denominador comum uma deficiente capacidade de reabsorção óssea por parte dos osteoclastos. Fenotipicamente, estas alterações traduzem-se por um aumento generalizado da massa do esqueleto e ultraestructuralmente por uma matriz óssea espessada, esclerosada e fragilizada. A propósito do caso clínico de um homem de 49 anos de idade, os autores propõem uma revisão actuilizada dos diferentes aspectos relacionados com este tipo de patologia, com particular ênfase nas manifestações com expressão no campo da otorrinolaringologia (ORL) e nas possibilidades terapêuticas que começam a esboçar-se.
- Terapêutica farmacológica da otosclerose: estado da artePublication . Freire, F; Adónis, C; Leandro, J; Veiga, GOs autores apresentam uma revisão sobre o estado da arte da teraopêutica farmacológica da otosclerose, baseada numa pesquisa bibliogrófica baseada essencialmente em artigos catalogados no Medline, uma das maiores bases de dados de artigos científicos de Medicina. O surgimenlo relativamente recenfe de certos fármacos promissores, como é o caso dos bifosfonatos, que do ponto de vista teórico apresentam potencial para uma aplicação clínica o este nível, motivou esta pesquisa. Concluímos que a única teropêutica passível de ser utilizada actualmente com fundomento cientifico é o fluoreto de sódio, embora continue a não ser universalmente aceite. O uso dos bifosfonatos carece de maior comprovoção científica, e a possibilidade de efeitos nefastos e contraproducentes é uma realidade presente, que tem de ser tomado em consideração nos estudos futuros.
- Qualidade de vida no tratamento conservador da laringe: métodos de avaliaçãoPublication . Caçador, M; Adónis, C; Pacheco, R; Estibeiro, H; Olias, JO objectivo da teropêufica oncológica, nos nossos dias, visa assegurar a cura/controle da doença com a mínima morbilidade física e psíquica. O conceito de quolìdade de vida só muito recentemente passou a ser ponderado nas decìsões terapêuticas, quer pela ausência de sensibilidade dos cirurgiões oncológicos, quer pela dificuldade em quontifìcar parametros tão subjectivos. A avaliação científica e objectiva dos parametros envolvidos na qualidade de vida exige a elaboração de questionários e a sua aplicação segundo regras muito específicas. A sua ulilização junto a populações com língua e culturas diferentes implica igual rigor para que os seus resultados possam ser consideroados válidos. Os autores apresentam a adaptação de um questionário de avaliação da quualidade de vida aplicando-o em doentes com tumores da laringe submetidos ao protocolo de preservação de orgão (Quimioteropia+Rodìoteropìa) do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil de Lisboa.
- Osteomielite da base do crâneo: breve revisão a propósito de um caso clínicoPublication . Freire, F; Adónis, C; Caratão, J; Leandro, J; Veiga, GOs autores opresentom o caso clínico de um doente diabético com otite externa moligna complicada por osteomielite do base do crânio, com atingimento de vários nervos cranianos e que culminou na morfe do doente. Esfe caso serve de introdução o uma revisão sobre os aspectos mais relevantes e actuais relacionados com a abordagem desta patologia que, nos dias de hoje, e mesmo com a possibilidade de recurso a vários tipos de terapeutica, mantém uma mortalidade muito significativa. O tratamento destes doentes é muito exigente do ponto de vista clínico e humano, opresentando quanto a nós muitos semelhanças com os cuidados continuados e prolongados que exige um doente neoplásico.
- Atrésia congénita das choanas: caso clínico e revisão da terapeuticaPublication . Nunes, D; Queiroz, T; Guimarães, A; Veiga, GA atrésia das choanas congénita é uma malformção relattivamente rara, ocorrendo em 1 de cada 5000 a 8000 nados-vivos. Cerco de 65 a 75% destes casos são unilaterais, sendo os casos bilaterais geralmente assocìados a outras anomalias congénitas. A atrésia das choanas é puromente óssea em 30% dos casos, enquanto que os restantes casos são mistos ósseo-membranosos. O tratamento é cirúrgico, estando descritos 5 métodos de abordagem princìpaìs: transpalatina, transnasal, sublabial-transnasal, transantral e transseptal. Actualmente, com o avanço dos técnicas de cirurgia endoscópica nasal, a maioria dos autores preferem a técnica transnasal, tanto para cirurgia primária como para cirurgia de revisão. Os autores apresentam um caso clinico de uma doenie de 38 anos de idade, com atrésia unilateral das choanas congênita, submetida o cirurgia correctiva por via endoscópica transnasal, com bom resultado funcional e um follow-up superior a 1 ano. Faz-se uma breve revisão da literatura ácerca dos diferentes métodos cirúrgicos para correcção doa atrésia das choanas, comparando as diferentes abordagens e os seus resultados funcionais.
- Carótida interna aberrante no ouvido médio: caso clínicoPublication . Nunes, D; Moreira, L; Prata, J; Veiga, GOs autores apresentam um caso clínico de uma mulher de 20 anos de idade, com histórìa de hipooausia de condução desde os 10 anos, com antecedentes de Tetralogia de Fallot, epilepsiao e atraso mental. Após o estudo imagiológico por fomografia computorizada e angio-ressonância, evidenciou-se a existência de carótida interna aberrante no ouvido médio. Faz-se uma breve revisão da literatura, nomeadamente das complicações graves e potencialmente catastróficas de uma intervenção cirúrgica.
- Linfoma T/NK extranodal tipo nasal de localização atípica na orofaringePublication . Guimarães, A; Hebe, A; Freire, F; Prata, J; Veiga, GO linfoma de células T/NK constitui um subtipo raro de linfoma nasosinusal, previamente conhecido por granuloma letal da linha média, caracterizando-se pela destruição progressiva das estruturas medio-faciais. Existe uma forte associação com a infecção pelo vírus Epstein-Barr. Apresenta-se o caso clínico de uma mulher de 43 anos com linfoma T/NK extranodal do tipo nasal com localização atípica na orofaringe. Apesar da sua raridade, existem actualmente esquemas terapêuticos bem definidos. Contudo, o prognóstico permanece geralmente desfavorável.
- Cirurgia estapédica na otosclerose: análise retrospectiva de resultadosPublication . Guimarães, A; Hebe, A; Freire, F; Prata, J; Veiga, GObjectivo: Relatar os resultados auditivos da cirurgia estapédica na otosclerose numa serie consecutiva de 99 ouvidos. Materiais e métodos: Revisão retrospectiva dos processos clínicos de 84 pacientes consecutivos, submetidos a estapedectomia (99 ouvidos) num Hospital Distrital. Resultados: O gap aero-ósseo(AO) médio de 4 frequências (0.5, 1, 2 e 4 KHz) no pós-operatório foi de 5,4 dB. O gap AO pre-operatório menos o gap AO pós-operatório (ganho auditivo) foi de 23,1 dB. Obteve-se um gap AO pós-operatório <10 dB em 87,5% dos casos. Ocorreu uma perda auditiva sensorioneural pós-operatória significativa(>15 dB) em 5,9% dos caso. Conclusão: Os nossos resultados confirmam a eficácia e segurança da cirurgia estapédica na otosclerose.
- Pseudo-aneurisma traumático da artéria carótida interna como causa de epistaxisPublication . Guimarães, A; Freire, F; Vilela, P; Branco, G; Lemos, V; Prata, JO pseudo-aneurisma traumático da carótida interna é uma das causas raras de epistaxis, que pode ser fatal se não diagnosticado e tratado atempadamente. Os autores relatam o caso clínico de um jovem com pseudo-aneurisma da carótida interna que se apresentou com epistaxis grave, 11 anos após traumatismo crânio-facial. Foi feita embolização do pseudo-aneurisma com coils, com sucesso e sem sequelas neurológicas.
- Síndrome da apneia obstructiva do sono na criançaPublication . Leandro, J