OBS - Comunicações e Conferências
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- Alta... E agora?Publication . Beirante, C; Reis, DNo acolhimento iniciamos a educação para a saúde, promoção da saúde e prevenção da doença, junto da puérpera/família, promovendo a autonomia da tríade/família nos cuidados na comunidade. Anteriormente, realizávamos ensinos personalizados na unidade à puérpera e família. Desde Abril de 2013 pretendemos desenvolver momentos de partilha de ensinos de forma a esclarecer dúvidas e receios individuais ao colectivo. Assim surgiu da necessidade da Equipa de Enfermagem, em avaliar o impacto dos ensinos realizados à Puérpera/Família, o projecto de Preparação para a Alta: “Alta…e Agora?”. O estudo descritivo com uma amostra de 150 pessoas, que inclui: puérperas, pais e pessoas significativas, tem como objectivos: · capacitar as mães para o auto-cuidado e cuidados ao recém-nascido, · informar sobre os problemas mais comuns e a sua resolução, · incentivar a adopção de um estilo de vida saudável para esta nova fase. Desenvolveu-se através da realização de uma sessão de educação para a saúde em ppt, apresentada com método expositivo, demonstrativo e interrogativo, realizada no horário das visitas, para incluir a família, com um inquérito de avaliação com 10 questões, analisado através do programa SPSS. Este projecto permitiu-nos identificar as maiores dificuldades que a tríade/família apresentam, desenvolver estratégias para as combater e compreender o benefício da aprendizagem em conjunto, alcançando maior satisfação da tríade/família e dos profissionais de saúde. Referências Bibliográficas Bolander, Verolyn Era - Enfermagem Fundamental; Abordagem Psicofisiológica. 1ª Edição; Lisboa: Lusodidata, 1998. ISBN 972-96610-6-5- Braden, Pennie Sessler – Enfermagem Materno-infantil. 2ª edição; Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2000. ISBN 85-87148-41-9 Fortin, Marie-Fabienne (1999) - O Processo de Investigação: da concepção à realização - Loures: Lusociência. Hill, Manuela; Hill, Andrew (2000) – Investigação por Questionário – Lisboa: Edições Sílabo Lda. Lowdermilk, Deitra Leonard; [et al] – O Cuidado em Enfermagem Materna. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. ISBN 85-7307-787-5 Wong, Donna L. - Enfermagem Pediátrica, 5ª Edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan Editora, 1999.
- Amamentação: um projecto a desenvolver durante a gravidezPublication . Vilela, S; Medeiros, CApesar dos benefícios do aleitamento materno serem amplamente conhecidos na comunidade científica, parece haver poucos conhecimentos por parte dos casais grávidos, acerca do tema. Objetivos: - Divulgar as medidas em vigor para a promoção do aleitamento materno no HFF - Reforçar a pertinência da promoção do aleitamento materno durante a gravidez - Refletir sobre os constrangimentos e as estratégias de promoção do aleitamento materno utilizadas na consulta de obstetrícia do HFF O HFF é acreditado como Amigo dos Bebés, desde o ano de 2010, o que implica disponibilidade de formação em amamentação para todos os funcionários, sendo obrigatória para todos os que trabalham no departamento da mulher e da criança. Esta formação está aberta também aos profissionais dos centros de saúde. O cantinho da amamentação está implementado na consulta externa do HFF há 3 anos, recebendo quer grávidas para sessões de educação para a saúde, quer puérperas para apoio presencial. O curso de preparação para o nascimento e parentalidade é feito por uma equipa multidisciplinar e engloba uma sessão dedicada ao aleitamento materno. Existe ainda, um calendário anual de formação para grávidas, na sala de espera da consulta de obstetrícia, abarcando sempre temas relacionados com a amamentação. A importância dada pelas mulheres à vigilância de saúde durante a gravidez é praticamente unânime (apenas 3,3 % não vigiaram a gravidez), pelo que, se torna um período propício a estimular hábitos de vida saudáveis, quer para elas, quer para o bebé, como o é a amamentação. Vários factores estão implicados no sucesso da amamentação: Gestação planeada/desejada; Sessão dedicada ao aleitamento materno; Tomada de decisão para amamentar; Projeto de amamentação; Contato pele a pele; Precocidade da primeira mamada; Boa pega; Saber resolver problemas. À excepção do primeiro, a enfermagem tem um papel decisivo. A sessão dedicada ao aleitamento materno torna-se crucial, uma vez que irá impulsionar a tomada de decisão de amamentar e o projecto de amamentação, e transmitir conhecimentos/habilidades que capacitam para amamentar. Para que esta esteja disponível para todas as grávidas/casais, são necessárias medidas estruturais e organizacionais que proporcionem ao enfermeiro dedicar tempo, escutar e esclarecer, num ambiente que demonstre disponibilidade, motivação e interesse. Sem esta abordagem, mesmo que a mulher decida que quer amamentar, é pouco provável que tenha as condições para cumprir as recomendações da OMS. Atualmente, todas as grávidas recebem informação sobre o aleitamento materno, através dos posters afixados na sala de espera e folhetos informativos; as que estão presentes na sala de espera no momento da formação calendarizada beneficiam do ensino; durante o CTG, sempre que é possível, o tema é abordado em grupo ou individualmente; Para todas as quartas-feiras, são marcados um máximo de 5 casais, para receberem um ensino completo de amamentação. Estas sessões são limitadas a 5 casais para que: Todos tenham chance de participar e expor as suas expectativas, dúvidas e receios; Para que possamos dedicar atenção a todos em geral e a cada um em particular.; Para que todas possam praticar os posicionamentos para amamentar e simular a extracção manual com as mamas de crochet. O envolvimento de pelo menos uma pessoa significativa vai permitir: Estarem mais à vontade; Essa pessoa poder vir a apoiar de forma mais eficaz durante a amamentação; Haver pelo menos mais uma pessoa com o mesmo tipo de informação; Essa pessoa poderá detetar problemas e estimular a puérpera a procurar ajuda precocemente. Como constrangimentos surgem o fato do tempo disponível para cada grávida na triagem de enfermagem ser insuficiente para abordar o aleitamento materno; a inscrição espontânea das grávidas para os ensinos no cantinho, ter pouco impacto na actividade desenvolvida; a ocorrência de muitas faltas aos ensinos propostos e marcados e a impossibilidade de abranger todas as grávidas, sem colidir com as atuais exigências de trabalho na consulta. O objetivo geral da instituição vai ao encontro das recomendações da OMS, pretendendo aumentar a taxa de aleitamento materno exclusivo. A candidatura do HFF ao projecto maternidade com qualidade vem também constituir-se como uma força impulsionadora ao sucesso da amamentação. A possibilidade de abranger todas as grávidas/casais nos ensinos de amamentação completos, quer através do curso de preparação para o nascimento, quer através do cantinho da amamentação, contribuirá decerto para aumentar a taxa de sucesso do aleitamento materno da população abrangida pelo HFF.
- A arte de comunicarPublication . Guedes, Q
- Banco público de células de cordão umbilical – BPCCUPublication . Maia, S; Nazaré, A
- Cordão umbilical: preparação para a parentalidadePublication . Gabriel, C; Guerreiro, E; Evangelista, I; Pires, P; Guedes, Q; Madeira, R; Vaz, ZIntrodução / Objectivos: O Projeto “Cordão Umbilical” consiste num espaço de abertura do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE à comunidade, indo ao encontro das necessidades do casal/família, permitindo a vivência única da maternidade/paternidade, com ganhos para a Instituição e para os seus utentes. Metodologia: Este Projeto inclui três cursos com o intuito de oferecer um acompanhamento especializado numa linha de continuidade, iniciando-se na fase pré-natal e mantendo-se ao longo dos primeiros tempos de vida do filho: - Preparação para o Nascimento - Recuperação Pós-Parto - Técnicas de Massagem Infantil O projeto teve início com a implementação do curso de Preparação para o nascimento, estando em fase de expansão com perspetivas de início dos outros dois cursos no 2º semestre de 2013, e tem sido uma aposta inovadora porque envolve vários grupos profissionais, nomeadamente assistente social, anestesista, enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia, fisioterapeutas, nutricionista. Resultados / Discussão / Conclusões: O 1º curso teve início em dezembro de 2011 e até à data foram realizados 16 cursos. Com este Projeto pretende-se: - Proporcionar serviços de saúde inovadores e de qualidade, no âmbito da Saúde Materna e Obstetrícia, à mulher/casal/família da área de influência do Hospital no período pré e pós-natal; - Reunir um crescente número de utentes (mães, pais e crianças), que possam reforçar transversalmente a procura dos serviços da nossa Instituição; - Reforçar positivamente a representação social do nosso Hospital. Estamos convictos, de que esta iniciativa terá impacto positivo na visibilidade do Hospital, com o aumento da procura dos nossos serviços e, consequentemente, com maior número de nascimentos.
- Diagnóstico pré-natal: anomalias fetaisPublication . Ferreira, C
- Diferentes cuidados diferentes culturasPublication . Martires, C; Beirante, C; Reis, D; Luisinho, E; Delgado, SA aparente simplicidade do termo multiculturalidade, opõe-se, não apenas à complexidade das sociedades contemporâneas mas à evolução do próprio conceito de cultura. Nesta concepção, a cultura é transportada de uma para outra geração, por via da transmissão social, vivida e convivida num processo de socialização inicial e continuada. Actualmente em Portugal, o número de estrangeiros legalmente residentes atingem 4% da população total, com predomínio das comunidades cabo-verdiana, brasileira, dos países lusófonos e dos países da União Europeia. Esta realidade está patente no serviço de obstetrícia do presente hospital, quotidianamente deparamo-nos com diferentes etnias, em que a língua, estrato social, costumes culturais e crenças religiosas constituem maioritariamente um obstáculo a equidade na prestação de cuidados. O objectivo deste trabalho, é permitir por parte dos profissionais de saúde e dos utentes, uma profunda reflexão sobre as diferenças culturais presentes não só no seio dos utentes como também nos profissionais, e fomentar deste modo a abstenção de juízos de valor e o desenvolvimento do respeito pelas opções comportamentais, culturais, morais e religiosas de cada pessoa. Porque é o nosso dever deontológico, cívico e humanista. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, tendo em conta a nossa experiência profissional, seleccionamos as informações relevantes.
- Distócia de ombros e lesão do plexo braquial: revisão e casuística 2012Publication . Ambrósio, B; Miranda, M; Rosa, C; Caeiro, F; Franco, A; Bettencourt, F; Matos, F; Cadete, A
- Embolia do líquido amnióticoPublication . Caeiro, F
- Gravidez ectópica abdominal avançada: a propósito de um caso clínicoPublication . Fernandes, R; Manso, RT; Matos, F; Pires, F; Silva, S; Laurini, R
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